Ogum e os Seus Guardiões ou Exus

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Ogum é o Orixá masculino da Lei, e leis são regaras a seguir.
Saber seguir as regras é ser reto, e quem é reto tem retidão, que é outra qualidade do pai Ogum.
Quem se importa com o que é certo, bom e justo é uma pessoa boa, e sendo assim é muito mais fácil respeita as Leis, ou melhor, regras morais, mas cada cultura e religião tem os seus próprios regimentos a ensinar a seguir.
Ogum também rege as ações, que por sua via tem reações, e essas reações também são as regras a seguir, pois o que plantamos, colhemos, então são os karmas.

 


O fruto das ações tem a ver com a Lei, e Ogum rege as ações e reações.
Como Ogum atua na ação, entre o ir e vir, então os guardiões de Ogum protegem as passagens espirituais entre mundos, os caminhos e encruzilhadas.
Caminhos são o nosso andar na vida, e as religiões nos oferecem um caminho a seguir, que é muito comumente o caminho do bem e da evolução espiritual, e sendo assim elas são benéficas, e existem guardiões sempre protegendo elas, para que continuem exercendo seus benefícios a humanidade, a espiritualidade.
Cada religião tem seus métodos de evolução espiritual, e sua linguagem para descreve-los.
A linha de qualquer guardião é Ogum, pois rege a proteção, a limpeza, a ação, mas existem os exus de todos os Orixás, como os de Yemanjá, Oxalá, Oxossi e etc.
O principal guardião de Ogum é o Seu Tranca Ruas, entidades muito populares e numerosas, além de adorarem dar consultas e comumente são muito falantes.
Nesse trabalho de dar consultas, falam bastante de si mesmos, e isso é bom, pois dá um toque pessoal a consulta.
O guardião Seu Tranca Ruas trabalha com a abertura de caminhos.
Os guardiões de Ogum trabalham muito com o número 7, assim como nas encruzilhadas feitas de rios cruzando os mares, pois atuam muito no mar e nas estradas.
Os comandantes dos guardiões de Ogum são: Exu Tira Treina, Exu Tira Toco, Exu Tranca Gira, Seu Limpa Trilhos (trabalham nas encruzilhadas e nas estradas), Exu Veludo, Tranca Ruas e Exu Porteira (trabalham nas portas das colônias espirituais).

 

Alguns Destaques: